Fórum Tecnológico Industrial

Fórum Tecnológico Industrial

A MSTelcom em parceria com a Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), realizou a primeira edição do Fórum Tecnológico Industrial, no dia 25 de Setembro de 2025.

A iniciativa, de grande relevância para o sector industrial nacional, visa impulsionar a modernização tecnológica das indústrias instaladas na ZEE, promovendo a digitalização, automação e a sustentabilidade no ambiente industrial angolano. A parceria estratégica entre a MSTelcom e a ZEE tem como objectivo garantir o acesso a serviços avançados de telecomunicações e soluções tecnológicas às unidades fabris instaladas.

Durante o evento, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a MSTelcom e a ZEE, que formaliza a expansão dos serviços em toda a extensão da zona económica especial. A medida pretende dotar as fábricas de infraestruturas tecnológicas robustas e eficientes, contribuindo para o aumento da competitividade e estabilidade do sector industrial nacional.

O evento contou com a presença de distintas individualidades, entre as quais se destacam a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Cármen Neto, o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo João, e o Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro Santos, bem como representantes de entidades públicas e empresariais.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado, Ângelo João, realçou que esta iniciativa deve servir de exemplo para outros polos industriais do país, apelando à replicação do modelo. “Este Fórum é uma iniciativa que demonstra como a integração entre tecnologia e indústria pode impulsionar o desenvolvimento económico. Lançamos aqui o desafio para que outros polos sigam este exemplo, apostando na inovação como pilar estratégico. Sem dúvida, é um marco importante, e representa o caminho certo para alcançarmos a diversificação da nossa economia e o fortalecimento do sector industrial nacional.”

Por sua vez, a Presidente da Comissão Executiva da MSTelcom, Felisberta de Jesus, sublinhou que “este Fórum representa uma grande oportunidade para que todas as fábricas da ZEE e outros polos industriais conheçam os serviços da MSTelcom e percebam como podem modernizar-se, tornando-se mais competitivas e estáveis no mercado”. A responsável acrescentou ainda que “O futuro da indústria não se constrói apenas com máquinas, mas com tecnologia que permite maior eficiência e competitividade. Esperamos que este Fórum resulte em decisões e parcerias estratégicas que elevem o sector industrial angolano a padrões internacionais”.

Durante o Fórum, foram realizados três painéis temáticos, que abordaram os seguintes tópicos: • Digitalização de Processos e Gestão de Dados na Produção • Automação e Inteligência Artificial nas Indústrias • Sustentabilidade Digital e Indústria Verde

Paralelamente, ocorreram encontros bilaterais com parceiros estratégicos, reforçando o compromisso com a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável do sector industrial em Angola.

Fale Connosco